terça-feira, 30 de março de 2010

acabou a licença maternidade vou voltar ao trabalho ,como escolher creches ou berçario?




Ao visitar um lugar novo, veja se consegue conversar com uma ou duas mães que tenham filhos por lá para ter uma idéia melhor das vantagens e possíveis desvantagens. Não se acanhe e faça perguntas diretas, afinal você vai deixar seu bem mais precioso em mãos alheias.

Confie no seu instinto e em suas primeiras impressões. A escolinha parece limpa? Tranquila? As crianças que vê estão ocupadas e felizes? O cheiro que sai da cozinha é gostoso? Você consegue imaginar seu filho brincando ali?

Quais as atividades que um berçário deve oferecer?

Tudo depende, claro, da idade das crianças, mas os melhores berçários têm um currículo bem estruturado, que inclui atividades físicas, brincadeiras, tempo de descanso, atividades em grupo e individuais, além de refeições. Eles têm por objetivo estimular o desenvolvimento da criança e introduzir temas, embora, aos olhos dela, tudo acabe parecendo brincadeira.

Lembre-se de que as crianças aprendem assim mesmo, rindo e brincando, então fique de olho em um lugar que dê valor a atividades prazerosas e divertidas.

Observe também se há brinquedos apropriados para bebês e crianças mais velhas. Repare nas paredes, que devem estar forradas de desenhos e pinturas dos alunos, um sinal de que desenvolver criatividade é prioritário.

Algumas escolas oferecem atividades como teatro, judô ou balé para crianças a partir de uma certa idade. Apesar de não serem essenciais, elas agradam a muitos pais e mães por poupar tempo e concentrar em um único local atividades que, do contrário, exigiriam mobilização para outros pontos da cidade.

E quanto às professoras e berçaristas?

Ao visitar a escola, informe-se sobre o nível de educação e experiência das pessoas que tomarão conta do seu filho. Converse com a direção para se certificar de que se trata de um local em que as funcionárias seguirão diariamente um rotina que inclua hora do sono, da alimentação e da brincadeira.

É importante saber também como é a comunicação com os pais, seja através de uma agenda do bebê ou, de preferência, contato direto ao final do dia -- algo especialmente necessário nas primeiras semanas de adaptação.

Confira de quantas pessoas a escolinha dispõe por turma. Pesquisas já demonstraram que, quanto menor o grupo, maior a atenção e o cuidado. E isso não é nada difícil de imaginar tendo em mente que quando estamos em casa, com um único bebê, muitas vezes parece não haver braços e mãos suficientes para dar conta de tudo o que ele precisa.faça um comentario sua opnião é muito importante pra mim!!!

POSSO DAR BANHO DE PISCINA NO BEBÊ?



MEU BEBÊ E A PISCINA,
O ideal são as fraldas especiais para uso em piscina, mas elas não são obrigatórias. As fraldas descartáveis comuns "incham" no contato com a água, atrapalhando os movimentos do bebê. Converse com os responsáveis pela piscina e, se você achar que não há muito risco de seu filho fazer cocô, pode entrar com ele só de sunga ou maiô, por um período máximo de meia hora. Óculos de natação só serão necessários mais tarde, por volta dos 3 anos.

O que levar

Se você for fazer aula de natação com seu filho, informe-se primeiro sobre as condições do banho -- se há ajuda para ficar com o bebê enquanto você se troca, já que você também estará molhada. Além da toalha e de uma troca de roupa limpa, leve também um roupão, para a entrada na piscina.

Caso a piscina não esteja muito perto da sua casa, leve uma mamadeira ou um lanchinho ou amamente o bebê depois da brincadeira na água -- natação deixa os bebês com fome!

As academias já têm brinquedos para os bebês, mas, se você for a outro tipo de piscina, leve os brinquedos de banho preferidos do seu filho faça um comentario sua opnião é muito importante pra mim!!!